terça-feira, 12 de julho de 2011

Viagem a Cáceres

Nossa aula de campo a Cáceres foi do dia 16 a 18 de Junho

Onde estudados a geomorfologia da regiao.
O município está situado na Província Serrana (Cinturão Paraguai-Araguaia). Onde são encontradas muitas cristas paralelas, de forma côncava e convexa, gerados por dobramentos antigos. Nos agrupamentos de rochas, destacam-se o Arenito e o Calcário, mas também são encontrados o Quartzo e o Filito.

A título de relevo nacional, a cidade está localizada nas Serras Residuais do Alto Paraguai, que é dividido em duas estruturas:
·         Província Serrana – MT
·         Serra da Bodoquena - MS

Conceituando a Província Serrana, são planaltos em cinturão orogênico, representados por um conjunto de serras paralelas, com depressões interplanálticas (depressão entre os planaltos), constituídas por diversas serras. Com altitudes de 300 a 800m.

A segunda classificação do relevo brasileiro foi reelaborada na década de 1950, pelo professor Aziz Ab’Saber, onde o mesmo se baseou e deu continuidade nos trabalhos realizados de Aroldo. Ab’Saber dividiu o território brasileiro em 10 unidades de relevo, sendo 7 planaltos e  planícies.

Planícies:
·         Terras baixas amazônicas
·         Terras baixas costeiras
·         Planície do Pantanal
Planaltos:
·         Guianas (extremo norte do Brasil)
·         Central
·         Meridional
·         Uruguaio Sul-Rio-grandense (coxilias: leves colinas do Rio grande do Sul e Uruguaio Sul Rio-grandense: nova forma de planalto).
·         Serras e Planaltos do Leste e Sudeste (região de mares e morros
·         Planalto Nordestino (contraste econômico e físico)
·         Planalto Maranhão-Piauí

A terceira classificação do relevo e a mais atual foram apresentadas pelo professor Jurandyr Ross na década de 90, que se fundamentou através do Projeto Radam, que teve seu início na Amazônia, em um levantamento realizado com sistemas de radares capazes de obter imagens detalhadas do relevo brasileiro, ou seja, com mapeamento e sensoriamento remoto.

A técnica utilizada foi a Aerofotogrametria, sendo um sucesso na Amazônia, passando assim a se chamar Radambrasil. Ross fragmentou o território brasileiro em 28 unidades de relevo, com 11 planaltos, 11 depressões e 06 planícies.

Nesta classificação, ao lado dos Planaltos e Planícies, aparece a Depressão. A Depressão é uma área ou porção do relevo situada abaixo do nível do mar ou das regiões que lhe estão próximas. Segundo Ross, o número de Planaltos empata com as Depressões, nestas unidades de relevo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário